Augusto dos Anjos errou! Digo isso com a voz entrecortada, já que Augusto é, para mim, muito mais que um poeta: é meu guia espiritual.
Minha vida se apoia em três robustos pilares: Augusto dos Anjos, Pink Floyd e chocolate. Augusto como mestre, Floyd como ideal de vida e chocolates como filosofia . É como na poesia do Pessoa: "Não há mais metafísica no mundo senão chocolates".
E abro aqui um parênteses sobre o ideal de vida floydiano. Me refiro ao Floyd de 'a pillow of winds' e 'San tropez', que são,
respectivamente, o mais preguiçoso despertar e o mais tranquilo anoitecer. Os outros Pink Floyds não interessam. Ou, por outra, interessam e muito, mas não para este post.
Mas eu falava de Augusto, ou melhor, eu dizia que Augusto errou. Foi em 'Monólogo de uma sombra' que ele afirmou: "... Calor, causa ubíqua de gozo". E eu replico: não! Nada mais longe da verdade. Aos incrédulos eu tenho outro argumento, ainda mais forte: não! E aos que ainda resistem: NÃO, não e NãO! Colocaria infinitos nãos sem medo de errar, mas o blog tem limite de palavras, então fico em três.
Não há espaço para calor entre o despertar e o anoitecer. Não o calor de Rio Preto. Não na vida ideal, que é necessariamente floydiana e necessariamente preguiçosa e tranquila. O calor riopretense é visceral; é sentido de dentro para fora. Mas é fácil compreender o deslize de Augusto: como paraibano, não conhecia Rio Preto!
2 Comments:
ai, ai... agora ele se aventura a ser escritor!
bom, posso dizer q se isso for uma aventura, tá começando melhor que o Indiana Jones! vai escrever bem assim lah nos quintos dos infernos...
apesar q parece q jah estamos no inferno, mas td bem!
a piada infâme naum foi proposital!
certeza q vc copiou o texto de algum lugar (claro, não me refiro às partes devidamente creditadas a quem de direito).
Nossa, eu concordo quanto ao Augustão, ele é meu guia também, mas Pink e Floyd... eu passo e longe
Legal vc ter achado um local pra hospedar seu blogg, ele já tem um link garantido no meu flog!!!!
Post a Comment
<< Home