Thursday, June 29, 2006




Há quem diga que existem dois tipos de pessoas: as que dividem todo o mundo em dois tipos de pessoas e as outras. E foi ontem que descobri pertencer ao primeiro grupo. Não se deixe enganar com a aparente comicidade da afirmação: nada pode ser mais sério. Sim, eu, o antimaniqueísta, sou, no fundo, um maniqueísta!
Era meia-noite, a hora que, para Allan Poe, apavora. Estávamos numa boate jogando bilhar. E o que pode ser mais inocente que jogar bilhar com amigos? Pois bem: uma garota, cheia de malícia e malevolência,
se aproxima de mim e dispara: "Quem é o teu amigo?". Ora, eu estava com uns dez amigos e mais uns conhecidos e, confuso, revidei: "Mas qual deles?". Ela: "Esse!". E apontava com o indicador, movimentando-o rente a mesa, quase tirando as bolas da posição. Ora, era o irmão de um grande amigo meu. Recém-noivo. Gente finíssima. Eu, pensando que nada poderia sair do encontro da malícia com o compromissado e, preocupado com a integridade do jogo que eu finalmente vencia, não tardei em aproximá-los. Cinco minutos e o jogo acabou -- perdi! Olhei de relance: o papo entre eles corria solto, com gargalhadas infinitas e cochichos igualmente longos. Me aproximei dele e falei: "Você tá com uma aliança no dedo!" E ele, me dando ombros: "E o que tem a ver?" Ora, para mim, tem tudo: se ele ama a noiva aquilo era o adultério com banda, bebidas e convidados.
Depois de uma meia hora, a amiga da malevolência (não havia dito? Que seja: ela tinha uma amiga) começa a me olhar. Depois de varrer a boate com os olhos infinitas vezes, dançar sozinha, ir ao banheiro umas três vezes, a amiga, súbita e supostamente, se interessa por mim. Meu amigo fala: "Ela tá de rolo, mas tem nada não. Chega, chega!" E, ato contínuo, beija a malícia.
E foi aí que entendi. Há dois tipos de pessoas: as que procuram recompensas imediatas, e as que se irritam por nunca ter recompensas. Agindo sob a vigilância de uma suposta moral, nunca me permito passar por cima dos outros; nem mesmo de rolos. E, sobretudo: não quero sobras. Ela, depois de observar toda a boate e ver que não havia nada... bem, havia eu.
Fiquei somente com a certeza de ter descoberto um dos problemas de nosso mundo -- e do cristianismo: para os quem anseiam ter um mínimo de princípios, não há retorno, não há recompensas. "Tu é muito besta, doido." disse-me ele, pouco antes que eu fosse embora. É, sou mesmo.

13 Comments:

Blogger Fernandes Atem said...

escreve, cara!

11:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

como assim, parou de escrever??? n faça isso!! daqui a pouco n restará mais seres humano! só maquinas... manda um post novo ae vai..=)

9:44 AM  
Blogger Carlos Emidio said...

Ah, Lisa-dos-três-comentários, -- e, afinal, pq sempre esse número? -- não há mais em mim aquela urgência de escrever. Escrevia porque tinha tempo e escrevia porque a pulga da indignação me incomodava. Agora, ando com pouco tempo e com as pulgas já estou me acostumando...

Uma pergunta: como você achou o blog?

11:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

ah, carlos-uma-resposta, -- e, afinal, pq sempre esse número? (rs) -- há em mim essa mesma urgência, mas como não possuo o dom de escrever, PRECISO ler. a pulga tá me fazendo coçar coçar coçar.. e quando leio coisas desse tipo... ela não me incomoda tanto... e, acabo entendendo melhor sua índole e aprendendo a lhe dar melhor com ela.. quanto ao tempo, como ele é relativo.. acho que por isso usamos tanto ele como pretexto...
Uma resposta: http://buzinha.blogspot.com/2008_06_22_archive.html
p.s. quero um novo post!;)

12:35 PM  
Blogger Carlos Emidio said...

AAhhhhh (um 'ah' daqueles de velhinhos que acham que internet é um time de futebol), agora entendi o porquê de sua súbita e inesperada presença neste blog que não é mais.
E quanto ao post: minha vida anda meio cambaleante, -- e não da maneira bacana; maldita seja, lei seca! -- então: quem sabe um dia sai um post :)

PS: não vai rezar para minha vida piorar ainda mais, heim? Não que esteja com medo. Sou quase ateu e não acredito nessas coisas

PPS: Sério! Reza não, pelo amor de Deus! :P

1:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

aaaah! taí mais 3 bons motivos para tu postar algo novo:
fossa
bebida
ateu
perfeito! tô, digamos q lutando pra não cair na fossa, querendo aforgá-la tomando uma (pra não dizer todas, rs) e sou agnóstica! sensacional... posta algo!
ppps: kkk... por mais parado que esteja esse blog, inda é um blog! não um chat, então posta logo po***! =D

1:38 PM  
Blogger Carlos Emidio said...

Realmente tá virando um chat isso aqui.

E concordo contigo: motivos para um post não faltam. A inspiração, contudo, anda em baixa... Mas quem sabe um dia ;)

2:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

isso!!! faltam poucos posts que não comentei ainda e..
no posts, no comment!
então carlos, vá até o bar mais próximo comprar uma inspiração e mãos a obra!
se não tivesse curtido tanto suas idéias, não insistiria dessa maneira. blog qualquer um tem, mas o que acrescentar são poucos. o teu é totalmente original além da tua capacidade de se expressar... (rsrs é como se pudesse sentir o que sente)
e como já dizia a canção posta "qualquer coisa que se sinta, com tanto sentimento deve ter algum que sirva"
inté!

2:28 PM  
Blogger Carlos Emidio said...

Ok, irei ao bar mais próximo e comprarei inspiração, 600ml de cada vez. (ou 355, já que prefiro long neck).
Mas não hoje -- tenho que acordar cedinho --, nem amanhã, mas depois de amanhã! "Levarei o amanhã a pensar em depois de amanhã, e assim será possível, mas hoje não.."

PS: se eu for pego, vou mandar a multinha para você ;)

PPS: note que a inspiração nem sempre está gelada, no ponto. De maneira que isso não é uma promessa de post: é apenas uma promessa de embriaguez.

2:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

aAHauhaUAHUAHUAHu.. bOa! não o PS! mas o PPS =D
ufa! inda bem que pensou numa cerva como inspiração... se tivesse pensado em algo tipo vinho, poderia levar um booom tempo de maturação pra té então haver a degustação.. heheh!
NÃO DEMORA mucho não, não quero ter que acostumar com a idéia das pulgas me sugando..
andale, andale, andale!!! té mais :o)

3:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

:o(

6:18 PM  
Blogger Carlos Emidio said...

Eu tinha prometido para hoje uma embriaguez, que ainda não sei se vai acontecer, por falta de companheiros (se eu for sozinho beber, sairá algo como uma carta de suicídio e não um post).
De qualquer maneira, não sinto (ao menos até agora) que eu tenha algo a dizer. Estou numa rotina infinitamente entendiante e minha cabeça anda mais árida que cinco desertos...

:*

8:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

kkk.. mideusu do céu... é... quem num se apega a deus... procura se apegar aos humanos... e nós humanos... somos tão difíceis de lhe dar... que acabamos não tendo com quem contar... a não ser com nós mesmos... mas e quando não estamos bem?.. que nem nós mesmos nos aturamos?!.. o que fazemos?.. nos embriagamos?.. mas, no dia seguinte... temos que nos aturar novamente... e pior... com ressaca...
ó mesmice! como tu me canças!!! preciso arrumar um motivo para me motivar... aiai...

12:11 PM  

Post a Comment

<< Home