Thursday, September 18, 2008

Há mais bons conselhos num seriado enlatado que em dois terços da Filosofia!
A frase é audaciosa e, a fração, completamente arbitrária. No entanto, insisto: quando em dúvida, feche o livro e ligue a tv.
Se percebeu um pouco de amargor nesse prólogo, é porque ainda não o releu. Releia-o e note que não há pouco. Explico: ateu e com formação em exatas, persigo a filosofia como um cão vadio acossa um automóvel. Quero preencher o vazio normativo que a religião deixou e que a ciência, descritiva, jamais preencherá.
A ciência descreve a química do beijo, o neurotransmissor da paixão, a mórula e a blástula; a viabilidade de uma relação, contudo, quem me dirá? A filosofia é que não, já que, preocupada em me definir como ente – e, de preferência, à maneira dos geômetras! – não me responde o essencial, o indispensável: como viver bem? E assim, quando a filosofia cede aos meus latidos, percebo que de nada adianta, e saio com o rabo entre as pernas.
E falei em viabilidade de relação por um motivo: fui acometido, recentemente, por uma paixão que foi rápida e intensa como uma chuva de verão, e ainda deixou alguns estragos.
Por que o relacionamento não frutificou? Não sei a resposta. Nem sabe a ciência. E a filosofia, bem, esta já virou a esquina. Mas eis que a televisão – numa reinterpretação magistral daquilo que os filósofos chamariam de "versão temporal do princípio copernicano" – com a competência e sabedoria de um Proust moderno, resumiu, em uma frase, toda a problemática dos relacionamentos: "Com sua cara metade, nunca faça planos para um futuro mais distante do que o tempo que vocês já estão juntos". É isso! Uma semana de relação? Contenha-se em sonhar no máximo uma semana a frente.
E, findo o post, dêem-me licença. Vou assistir enlatados e aprender a viver bem.

8 Comments:

Blogger J. said...

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia", já dizia Shakespeare.
Ele, que escreveu tanto e tão bem sobre os amantes.
Então, quem somos nós pra querer entender ou racionalizar o amor?

1-"Por que o relacionamento não frutificou? Não sei a resposta. Nem sabe a ciência. E a filosofia, bem, esta já virou a esquina."
2-"Com sua cara metade, nunca faça planos para um futuro mais distante do que o tempo que vocês já estão juntos".
3-"É isso! Uma semana de relação? Contenha-se a sonhar no máximo uma semana a frente."
Conclusão: Pena ter trocado seus livros pela TV tarde demais...rs!

PS.> Bom ver que sua inspiração voltou. É prazeroso ler você - mesmo descobrindo que sou uma intensa e passageira chuva de verão. Mas tudo passa, não é verdade? Até o amor. :*

11:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

AHUAhauhauahuahuahuahaUHAu!!!!!! puta madre!!!!! uhhuuuulll!!!! no creio niiiiiisso!!!! nem li ainda mas a emoção foi taaaaaanta.... =D
carlos! valeu nego!!!! agora sim.... hehehe

5:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

hehehe... perae... deixa eu ler denovo... que demais... já vou comentar sobre isso... rapidinho.. =D

5:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

caraaaca bicho... tu é f**a! ganhei meu dia!!!
pOAtz.. entendo exatamente tudo que quis dizer, perfeitamente...
Como viver bem? Sozinho? Impossível, eu acho. Tá, então nos relacionamos, em busca de preenchermos o vazio que é impossivel de ser preenchido por nós mesmos. Só que, a verdade é que ninguém poderá preenchê-lo, não, ninguém. Temos que aprender a viver e aceitar isso, da melhor maneira possível. Tá, mas então por que nos relacionamos? Acho que porque em cada relação, aprendemos um pouco mais de como lhe dar com nós mesmos. São elas que nos possibilitam o nosso crescimento.
É.. Nem tudo é como queremos... Mas uma coisa é certa, tudo nos possibilita aprender, e tudo que aprendemos, serve pra nos tornarmos pessoas melhores...

6:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

"Por que o relacionamento não frutificou?" Num sei... Mas tu tens somente que se preocupar em fazer tua parte, e por mais difícil que seja, não há mais nada que se possa ser feito, aceite. E sabe o que é pior? Geralmente essas mesmas pessoas descobrem a burrada que fizeram quando já é tarde demais... "Ah...vida real! Como é que eu troco de canal?"

7:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

p.s. aff... minhas idéias parecem um livro de auto-ajuda ambulante.. pior que nisso sou super dotada, pq nunca li nenhum.. rs
p.p.s. por acaso a chuva de verão ao qual se referiu encontra-se no 1º comment?
p.p.p.s. se a resposta for afirmativa, acho que vai chuver... =)
p.p.p.p.s. infeliz fato! a graça do jogo está em competir... (se é que me entende)

8:30 PM  
Blogger Carlos Emidio said...

wow! Qnts ps's :)

Acho que o problema da auto-ajuda começa pelo nome. Ajudâ-mo-nos todos os dias, o que realmente precisamos é de auto-amadurecimento, amadurecimento que não necessariamente venha da repetição dos nossos erros. Infelizmente os livros que nos fazem crescer estão em outras prateleiras, geralmente bem distantes dos de auto-ajuda.

E sim, ela é a chuva. E não, não vai mais chover. :( A história é complicada, e não daria para explicar num comentário. Mas ela é uma pessoa especialíssima, e tem blog que vale a pena checar (clicka aí no nome dela!).

Beijo, Lisa. Brigado pela força e pelos comentários. QQ dia eu escrevo de novo :) :*

2:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

oi, fui lá no blog dela, e poxa... temos mtas coisas em comum..
tb sou d escorpião, sou totalmente emoção.. inclusive, tem um parágrafo q falou mta coisa d mim, com alguns comentários da minha parte: "Eu sei que sofro demais por ser assim, por me entregar, por ser transparente. (AO MSM TEMPO Q SOFRO MTO, QDO SOU FELIZ, É TBM NUMA INTENSIDADE..) Acabo assustando as pessoas. Talvez por isso meus relacionamentos acabem não dando certo. Nem todo mundo sabe lidar com o gostar (MAS ACREDITO Q SE DOAR D+ TBM É UMA MANEIRA D N SABER LIDAR, PQ MTAS VZS DEIXAMOS D PENSAR EM NÓS MESMOS E PENSAMOS SOMENTE NO OUTRO), e muito menos sabe se doar com sinceridade, sem medo. Por isso sempre saio decepcionada das histórias, é fato. Sempre espero mais das pessoas do que elas podem me dar." (AÍ É Q TÁ O LANCE! tbm sou assim, mas acho q n se deve ser! isso é algo péssimo!)
Bom, minha situação é mto parecida com a sua mas algumas coisas são ao contrário. Me envolvi com uma pessoa extremamente racional e eu extremamente emocional (digamos assim). E por parte dele, n quis mais.. eae, fica no ar a pergunta q n se cala: "Por que o relacionamento não frutificou?"
sabe, sei q fiz o q podia fazer, n cabe mais a mim fazer algo. um dia pode ser q ele veja o q n quis (ou talvez n) mas n posso fazer nd mais... simplismente aceitar, com a ctz do qto ele perdeu com isso... fato! bom, como tu msm disse "A história é complicada, e não daria para explicar num comentário."
p.s. fique a vontade em apagar meus comments viu?! escrevo pra tu ler e, as vzs posso falar algo q n deveria falar tão explicitamente.. fora q, n sei de mta coisa ao qual estou ousando "metendo o bedelho" em dizer..
p.p.s. até BREVE msm! =D
mas entendo tbm q certas coisas são um tanto qto delicada d se dizer, mas a minha intenção com esses comments tds é tentar nos tornamos pessoas melhores, e isso d fato só ocorre se nos permitirmos..
p.p.p.s. caraca.. isso pq tô super gripada, nem conseguindo levantar da cama direito atchiiimmm!!! comecei essa noite..

10:08 AM  

Post a Comment

<< Home